História, cultura e tecnologia integradas à aprendizagem
AUTORA
Professora Patrícia de Moura Jorge, quinto ano A, jornada ampliada
Os alunos da escola tiveram acesso gratuito à história em quadrinhos “Isa e os Exploradores do Agro”, disponibilizada no site do projeto Vamos Ler – Geração Digital. A HQ, produzida em parceria com a Frísia Cooperativa, foi destaque da terceira videoaula especial de 2025, que busca aproximar o campo da cidade por meio de conteúdos acessíveis e conectados ao cotidiano dos estudantes.A aula apresentou ilustrações, trechos comentados e explicações simples, abordando temas fundamentais para a formação cidadã. Entre os assuntos trabalhados, estiveram: Imigração, com a chegada da comunidade holandesa a Carambeí em 1911; Agricultura familiar, base da produção de alimentos; Intercooperação, mostrando como cooperativas se fortalecem mutuamente;
Tecnologia no campo, com máquinas e soluções modernas;
A importância das cooperativas no desenvolvimento regional, incluindo a trajetória da Frísia, a criação da Unium e sua expansão para o Tocantins.
Os estudantes puderam perceber como campo e cidade estão interligados e como ambos influenciam a sociedade.Após assistirem à videoaula, as turmas realizaram diversas atividades práticas: leituras orientadas da HQ, resumos ilustrados, criação de pequenos quadrinhos inspirados na personagem Isa, debates sobre imigração, tecnologia e cooperativismo, além da confecção de cartazes sobre a relevância do campo para o cotidiano urbano. As atividades fortaleceram a compreensão de que história, ciência e tecnologia fazem parte do dia a dia dos alunos.O acesso gratuito ao gibi completo também gerou grande entusiasmo entre as turmas. Veja algumas opiniões:
“Gostei muito da história! As imagens são lindas e aprendemos sem ficar cansado.” — Ana Alice, 11 anos
“Achei legal poder ler em casa e na escola. A Isa parece a gente, curiosa e aprendendo sempre.” — Lucas, 11 anos
“Eu não sabia que a história do campo tinha tanta tecnologia. O gibi explica de um jeito fácil.” — Maria Eduarda, 11 anos
“A parte da imigração foi a que eu mais gostei. Nunca tinha visto isso em quadrinhos.” — Nicollas, 11 anos
Os comentários mostram que o material ampliou o interesse pela leitura e aproximou os alunos do universo do agro.
A parceria entre o Vamos Ler e a Frísia reforça o potencial de materiais educativos de qualidade para integrar história, cultura e tecnologia, promovendo aprendizagens significativas e formando estudantes mais curiosos, críticos e conscientes do papel do campo no desenvolvimento do país.
Professora Patrícia de Moura Jorge, quinto ano A, jornada ampliada
Os alunos da escola tiveram acesso gratuito à história em quadrinhos “Isa e os Exploradores do Agro”, disponibilizada no site do projeto Vamos Ler – Geração Digital. A HQ, produzida em parceria com a Frísia Cooperativa, foi destaque da terceira videoaula especial de 2025, que busca aproximar o campo da cidade por meio de conteúdos acessíveis e conectados ao cotidiano dos estudantes.A aula apresentou ilustrações, trechos comentados e explicações simples, abordando temas fundamentais para a formação cidadã. Entre os assuntos trabalhados, estiveram: Imigração, com a chegada da comunidade holandesa a Carambeí em 1911; Agricultura familiar, base da produção de alimentos; Intercooperação, mostrando como cooperativas se fortalecem mutuamente;
Tecnologia no campo, com máquinas e soluções modernas;
A importância das cooperativas no desenvolvimento regional, incluindo a trajetória da Frísia, a criação da Unium e sua expansão para o Tocantins.
Os estudantes puderam perceber como campo e cidade estão interligados e como ambos influenciam a sociedade.Após assistirem à videoaula, as turmas realizaram diversas atividades práticas: leituras orientadas da HQ, resumos ilustrados, criação de pequenos quadrinhos inspirados na personagem Isa, debates sobre imigração, tecnologia e cooperativismo, além da confecção de cartazes sobre a relevância do campo para o cotidiano urbano. As atividades fortaleceram a compreensão de que história, ciência e tecnologia fazem parte do dia a dia dos alunos.O acesso gratuito ao gibi completo também gerou grande entusiasmo entre as turmas. Veja algumas opiniões:
“Gostei muito da história! As imagens são lindas e aprendemos sem ficar cansado.” — Ana Alice, 11 anos
“Achei legal poder ler em casa e na escola. A Isa parece a gente, curiosa e aprendendo sempre.” — Lucas, 11 anos
“Eu não sabia que a história do campo tinha tanta tecnologia. O gibi explica de um jeito fácil.” — Maria Eduarda, 11 anos
“A parte da imigração foi a que eu mais gostei. Nunca tinha visto isso em quadrinhos.” — Nicollas, 11 anos
Os comentários mostram que o material ampliou o interesse pela leitura e aproximou os alunos do universo do agro.
A parceria entre o Vamos Ler e a Frísia reforça o potencial de materiais educativos de qualidade para integrar história, cultura e tecnologia, promovendo aprendizagens significativas e formando estudantes mais curiosos, críticos e conscientes do papel do campo no desenvolvimento do país.
%2013.13.01_4d0a3076.jpg)
%2013.13.02_cdbf02bc.jpg)
%2013.13.02_e2c9a9a8.jpg)





Comentários
Postar um comentário