Alunos do 5º ano refletem sobre emoções e aprendem técnicas para superar desafios no aprendizado
AUTORA
Professora Patrícia de Moura Jorge, quinto ano A
O projeto Vamos Ler – Geração Digital, em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), apresentou aos alunos do 5º ano um tema essencial para o desenvolvimento escolar: o impacto das emoções na aprendizagem. A atividade foi marcada pela exibição de uma videoaula conduzida pela terapeuta Maria Angélica, que trouxe reflexões sobre memória afetiva, conexões emocionais e como sentimentos podem influenciar diretamente o desempenho dos estudantes. Após assistirem ao conteúdo, os alunos participaram de uma roda de conversa, na qual compartilharam suas impressões sobre o vídeo e refletiram sobre como as emoções estão presentes em sua vida escolar. Nesse momento, os alunos destacaram sentimentos comuns diante dos estudos e das avaliações, como a falta de foco, a ansiedade e o nervosismo. Para registrar essa vivência, foi elaborado um painel coletivo, reunindo todas as emoções expressas pelas turmas. A atividade proporcionou um espaço de diálogo e acolhimento, permitindo que cada estudante reconhecesse seus próprios desafios e percebesse que não está sozinho nessa trajetória. Além disso, os alunos produziram textos autorais sobre a importância do cuidado com a saúde emocional, reforçando a necessidade de valorizar o equilíbrio entre corpo e mente para alcançar bons resultados. O debate ganhou ainda mais relevância diante da expectativa dos estudantes em relação à prova do SAEB, que será realizada em 20 de outubro. Muitos relataram apreensão em relação ao exame e dificuldades para manter a concentração durante os estudos. Nesse contexto, os ensinamentos da terapeuta mostraram-se fundamentais: ela compartilhou técnicas de relaxamento e incentivou a prática do autoconhecimento, destacando que identificar e compreender as próprias emoções é um passo essencial para superá-las. De acordo com Maria Angélica, ao adotar estratégias simples de respiração, relaxamento e autorreflexão, os estudantes podem enfrentar momentos de maior pressão com mais tranquilidade, confiança e foco. A experiência, além de preparar os alunos para um grande desafio acadêmico, também reforçou a importância de inserir o tema das emoções no ambiente escolar. Ao dialogar sobre sentimentos e aprender a lidar com eles, os estudantes constroem bases sólidas para o aprendizado e para a vida em sociedade, unindo conhecimento, autoconfiança e equilíbrio emocional.
Professora Patrícia de Moura Jorge, quinto ano A
O projeto Vamos Ler – Geração Digital, em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), apresentou aos alunos do 5º ano um tema essencial para o desenvolvimento escolar: o impacto das emoções na aprendizagem. A atividade foi marcada pela exibição de uma videoaula conduzida pela terapeuta Maria Angélica, que trouxe reflexões sobre memória afetiva, conexões emocionais e como sentimentos podem influenciar diretamente o desempenho dos estudantes. Após assistirem ao conteúdo, os alunos participaram de uma roda de conversa, na qual compartilharam suas impressões sobre o vídeo e refletiram sobre como as emoções estão presentes em sua vida escolar. Nesse momento, os alunos destacaram sentimentos comuns diante dos estudos e das avaliações, como a falta de foco, a ansiedade e o nervosismo. Para registrar essa vivência, foi elaborado um painel coletivo, reunindo todas as emoções expressas pelas turmas. A atividade proporcionou um espaço de diálogo e acolhimento, permitindo que cada estudante reconhecesse seus próprios desafios e percebesse que não está sozinho nessa trajetória. Além disso, os alunos produziram textos autorais sobre a importância do cuidado com a saúde emocional, reforçando a necessidade de valorizar o equilíbrio entre corpo e mente para alcançar bons resultados. O debate ganhou ainda mais relevância diante da expectativa dos estudantes em relação à prova do SAEB, que será realizada em 20 de outubro. Muitos relataram apreensão em relação ao exame e dificuldades para manter a concentração durante os estudos. Nesse contexto, os ensinamentos da terapeuta mostraram-se fundamentais: ela compartilhou técnicas de relaxamento e incentivou a prática do autoconhecimento, destacando que identificar e compreender as próprias emoções é um passo essencial para superá-las. De acordo com Maria Angélica, ao adotar estratégias simples de respiração, relaxamento e autorreflexão, os estudantes podem enfrentar momentos de maior pressão com mais tranquilidade, confiança e foco. A experiência, além de preparar os alunos para um grande desafio acadêmico, também reforçou a importância de inserir o tema das emoções no ambiente escolar. Ao dialogar sobre sentimentos e aprender a lidar com eles, os estudantes constroem bases sólidas para o aprendizado e para a vida em sociedade, unindo conhecimento, autoconfiança e equilíbrio emocional.
Comentários
Postar um comentário