As características e as principais partes do jornal impresso

AUTORA
Professora Luciana Aparecida Santos Bueno Lenart, 5º ano B

Os alunos do 5º ano B da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho, em Jaguariaíva, desenvolveram as atividades referentes as características e as principais partes do jornal impresso, o trabalho foi focado no estudo e conhecimento do mesmo, como ferramenta pedagógica.

As características principais de um jornal são: o uso de "papel de imprensa" - mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos; a linguagem própria - dentro daquilo que se entende por linguagem jornalística; e é um meio de comunicação de massas. O texto jornalístico (de uma notícia ou reportagem) é composto por algumas partes: título, lide, corpo do texto e imagens. Um jornal serve para publicar o que se fala, refletir o que se publica, aprofundar o que se opina sobre o publicado e ampliar TODAS as opiniões sobre o dito e o refletido.

A turma compreendeu a importância do tema abordado e após as leituras e explicações do jornal, os alunos realizaram as atividades propostas. Entre as atividades desenvolvidas em sala de aula estão: debate, leituras, explicações, além de uma roda de conversa, recortes, colagens e produções textuais realizadas no caderno.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância dos caminhoneiros em nossas vidas

Pescaria da Leitura