INTENSO FRIO

AUTORA
Professora Maria Virgínia Prestes Koppen, 5º ano A

O aquecimento global, principal fator de risco ligado ao futuro da humanidade, devido aos gases poluentes preencherem o espaço sideral, substituindo o oxigênio indispensável à vida pelo gás carbônico tão prejudicial ao ecossistema.

Por este motivo, a preocupação com a Educação Ambiental despertou nos alunos do 5º ano A da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho sob a regência da professora Maria Virgínia Prestes Koppen, o interesse em desenvolver atividades voltadas ao tema.

Na semana de 09/08/2021 a 13/08/2021 ,utilizando-se do Jornal da Manhã como recurso pedagógico, Cartilha da Justiça, e o livro “Que lixo é esse?”, materiais disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Jaguariaíva, foi selecionado como texto motivador a manchete do dia 28 de julho de 2021, onde havia uma divulgação causadora de suspense: Intensa onda de frio atingiria P.G. a partir daquela data.

Envolvendo a forma interdisciplinar como suporte desencadeador de um pensamento crítico, os docentes compreenderam os problemas referentes às possíveis consequências relacionadas à degradação do meio ambiente.

Reconheceram também, que a exploração em demasia dos recursos naturais e o excesso de lixo no solo abalam as estruturas do nosso planeta conduzindo-o a vulnerabilidades catastróficas. Entenderam que a fumaça proveniente da queimada de florestas, poluição dos canos de escapes dos carros, incineração de acúmulos de lixo em quintais e gases químicos exalados pelas chaminés, causam perfuração na camada de ozônio, espécie de cobertor da terra, deixando-a ao relento do excesso de frio ou calor.

Uma visão panorâmica relacionada ao quadro atual, principalmente poluição do ar causou comoção nos estudantes, os quais levaram consigo a missão de observar cenas que retratam crimes ambientais e se possível registrá-las.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância dos caminhoneiros em nossas vidas

Pescaria da Leitura