Gêneros jornalísticos

Autora: professora Antonia Dalci Speranza Santos, 5ºC


No dia 28 de março, preparei uma proposta didática para meus alunos explorar os conteúdos da capa do jornal e se inteirar sobre os gêneros textuais encontrados no mesmo."Meu objetivo foi fazer com que as crianças conhecessem o jornal a partir da capa, ler e identificar os diferentes gêneros jornalísticos dos exemplares, manuseando os com habilidade.
Para realizar as atividades utilizei impressos que explicavam os itens que compõem a estrutura de um jornal e uma lista dos gêneros contidos no mesmo. Desta forma, mais que conhecer as definições apresentadas, as duplas poderiam identificar cada parte dentro do suporte original.

Num primeiro momento, foi realizado um estudo sobre os elementos que compõem a primeira página do jornal, utilizando os impressos disponibilizados, juntamente com exemplares do "Jornal da Manhã", registrando os devidamente no caderno, conforme instruções.

Em seguida, foi sugerido que cada dupla identificassem os gêneros textuais contidos no jornal e os recortassem para utiliza - los na elaboração de cartaz único para sala toda.Cada dupla ficou responsável por um gênero diferente. Após conclusão, o cartaz foi exposto em mural.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância dos caminhoneiros em nossas vidas

Pescaria da Leitura