A exploração de jornais contribui para a prática de leitura em sala de aula

Texto da professora Janaina Sabião.
 
Alunos do 5° F da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho de Jaguariaíva, sob a orientação da professora Janaina Sabião, descobrem o jornal como ferramenta de prática de leitura em sala de aula e do cotidiano de muitas pessoas.

“A prática de leitura do jornal em sala de aula contribuiu, principalmente, para ampliar o vocabulário e para compreender a função social que o jornal exerce na sociedade, além de ser uma ferramenta contextualização do conteúdo com a realidade do educando”. Relata a professora da turma.

A partir da leitura do jornal os alunos puderam perceber as partes que compõe o jornal e sua diagramação, palavras desconhecidas foram pesquisadas em dicionários. Um cartaz com o exemplar foi feito e nomeado as partes do jornal. Em seguida os alunos realizaram uma produção de texto a partir de um recorte do jornal que mais lhe chamou a atenção e os alunos trocaram ideias sobre seus recortes. Assim, os alunos puderam compreender a estrutura de um jornal e sua importância como veículo de informação social.

“A utilização do jornal foi uma ferramenta enriquecedora em sala, os alunos puderam perceber que a prática de leitura faz parte do cotidiano das pessoas como um veículo de comunicação” concluiu a professora.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Dengue

Dia Mundial da água