Recicle seja consciente preserve o Meio Ambiente

Texto da professora Sueli Fitz Rivoiro (5ºA).

Jornal Utilizado: Jornal da Manhã, 01 de maio de 2018/ Ano 64, nº 20. 047.

Realizamos a leitura da notícia do jornal com o tema (Executivo muda lei do lixo para evitar impugnações em licitações de aterro), após a leitura perguntei aos alunos o que mais chamou a atenção deles sobre o assunto e quais foram suas duvidas, eles me disseram que ficaram curiosos em saber qual era a diferença e a relação de lixão e aterro sanitário.

Buscando tirar as duvidas e a curiosidade dos alunos, solicitei que cada um realizasse uma pesquisa sobre o assunto, desenvolvendo um trabalho dentro da disciplina de ciências com os conteúdos atitudinais, busquei introduzir no dia a dia dos alunos hábitos que colaborem com a qualidade do ar e da água no nosso Meio Ambiente.

Solicitei aos alunos, a realização de uma pesquisa, sobre o que são e qual é a diferença de lixão, aterro sanitário e aterro controlado e quais são os impactos que esses locais causam no Meio Ambiente e a saúde das pessoas. E qual é a relação de reciclagem com o assunto. Quais são as atitudes, postura e hábitos que devemos ter como cidadãos conscientes para preservar o meio ambiente.

Após a realização da pesquisa, como forma de expressar o que todos compreenderam sobre o assunto, realizamos a confecção de dois cartazes com as informações encontradas. O primeiro cartaz destacou o tema “Locais de destinação dos lixos não recicláveis”, descrevendo a finalidade, as características, as vantagens e desvantagens para a preservação das nossas águas e do nosso ar. O segundo o tema “Coleta seletiva para separação correta do lixo e preservação do meio ambiente”, descrevendo informações sobre as cores das latas de lixo, o material indicado a ser coletado em cada uma e o tempo para decomposição referente a cada material.

O objetivo da realização desse trabalho foi ensinar e incentivar aos alunos a separar e classificar o seu lixo da maneira correta de forma que o mesmo passa ser reciclado e reutilizado na produção de novos objetos, fazendo com que as cidades mantenham se sempre limpas e que não necessitem ter locais para o descarte e deposito dos mesmos, como (lixões, aterros sanitários e aterros controlados) os quais contaminam a água com o “Chorume líquido preto tóxico que resulta da decomposição do lixo” e poluem o ar com a produção do “ Gás de Metano” o qual participa da formação do efeito estufa e colabora para o Aquecimento Global. 
 




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pescaria da Leitura