Entrevista com a coordenadora pedagógica Àstride Sobjeiro Frisanco referente a cidadania e voto consciente.
AUTORA
Professora Débora Diniz Corrêa, quinto ano D
Explanar sobre a importância da cidadania, democracia e do voto consciente. Esse foi o objetivo da entrevista realizada com a coordenadora pedagógica Ástride Sobjeiro Frisanco, a aluna Maria Isabelle iniciou a entrevista perguntando sobre o que é cidadania, os deveres e direitos dos cidadãos e o que é voto consciente. A coordenadora Ástride comentou que cidadania é quando exercemos nosso papel de cidadão, quando os adultos vão votar, estão exercendo a cidadania e as crianças quando cumprem com as regras da escola, por exemplo jogando lixo no lixo, preservando o patrimônio na escola e desenvolvendo a amizade. E a mesma destacou a importância do voto consciente é quando o cidadão sabe das propostas e plano de governo dos candidatos.
Em sequência os alunos estudaram sobre os sistemas de governo, democracia e o voto consciente na Apostila Gênese. Logo após trabalhamos com texto “A Assembleia dos Ratos” onde foi realizado leitura e interpretação. Comentamos que assim como na situação vivenciada pelos ratos no texto, nós também podemos expor nossas ideias e pensamentos, mas não sem esquecer de que devemos respeitar as ideias e opiniões das outras pessoas.
Após fizeram produção textual, elaboração de histórias em quadrinhos e desenhos retratando a democracia.
Foi utilizado o Jornal da Manhã para aprofundar o tema abordado, onde aos alunos observaram e realizaram a leitura da sessão da política, o qual contribuiu para aprimorar seus conhecimentos.
Os alunos formaram duas chapas para simular uma eleição dentro da sala de aula. A chapa “ Direito á Liberdade” composta pelos alunos e candidatos Enzo Gabriel e Danillo, que propõem uma cidade mais justa e com autonomia . Já Kamilly e Maria Isabelle, da chapa Diversão, que defende uma cidade mais divertida.
Em seguida foi para tornar o processo de votação mais real, foi feito um título de eleitor para cada aluno.
Realizaram debates entre os envolvidos para explanar suas propostas de ação.
Aproveitando o atual período de pleito eleitoral brasileiro, a atividade simula uma eleição para prefeito e vereadores em que os próprios alunos são os candidatos e eleitores do pleito. Com a ação, as crianças aprendem sobre os direitos e deveres dos cidadãos e sobre o voto consciente.
Comentamos sobre a importância da democracia e do voto consciente. Afinal, ser independente é ser responsável.
Foi produtivo os momentos de reflexão e discussão de propostas durante as aulas, pois os alunos aprenderam de forma dinâmica e prazerosa a importância dos direitos e deveres, compreendendo a democracia e voto consciente.
Professora Débora Diniz Corrêa, quinto ano D
Explanar sobre a importância da cidadania, democracia e do voto consciente. Esse foi o objetivo da entrevista realizada com a coordenadora pedagógica Ástride Sobjeiro Frisanco, a aluna Maria Isabelle iniciou a entrevista perguntando sobre o que é cidadania, os deveres e direitos dos cidadãos e o que é voto consciente. A coordenadora Ástride comentou que cidadania é quando exercemos nosso papel de cidadão, quando os adultos vão votar, estão exercendo a cidadania e as crianças quando cumprem com as regras da escola, por exemplo jogando lixo no lixo, preservando o patrimônio na escola e desenvolvendo a amizade. E a mesma destacou a importância do voto consciente é quando o cidadão sabe das propostas e plano de governo dos candidatos.
Em sequência os alunos estudaram sobre os sistemas de governo, democracia e o voto consciente na Apostila Gênese. Logo após trabalhamos com texto “A Assembleia dos Ratos” onde foi realizado leitura e interpretação. Comentamos que assim como na situação vivenciada pelos ratos no texto, nós também podemos expor nossas ideias e pensamentos, mas não sem esquecer de que devemos respeitar as ideias e opiniões das outras pessoas.
Após fizeram produção textual, elaboração de histórias em quadrinhos e desenhos retratando a democracia.
Foi utilizado o Jornal da Manhã para aprofundar o tema abordado, onde aos alunos observaram e realizaram a leitura da sessão da política, o qual contribuiu para aprimorar seus conhecimentos.
Os alunos formaram duas chapas para simular uma eleição dentro da sala de aula. A chapa “ Direito á Liberdade” composta pelos alunos e candidatos Enzo Gabriel e Danillo, que propõem uma cidade mais justa e com autonomia . Já Kamilly e Maria Isabelle, da chapa Diversão, que defende uma cidade mais divertida.
Em seguida foi para tornar o processo de votação mais real, foi feito um título de eleitor para cada aluno.
Realizaram debates entre os envolvidos para explanar suas propostas de ação.
Aproveitando o atual período de pleito eleitoral brasileiro, a atividade simula uma eleição para prefeito e vereadores em que os próprios alunos são os candidatos e eleitores do pleito. Com a ação, as crianças aprendem sobre os direitos e deveres dos cidadãos e sobre o voto consciente.
Comentamos sobre a importância da democracia e do voto consciente. Afinal, ser independente é ser responsável.
Foi produtivo os momentos de reflexão e discussão de propostas durante as aulas, pois os alunos aprenderam de forma dinâmica e prazerosa a importância dos direitos e deveres, compreendendo a democracia e voto consciente.
Comentários
Postar um comentário