ÁGUA

AUTORA
Professora Maria Virginia Prestes Koppen, 5º ano A

A água é o bem mais precioso, sem o qual seria impossível a existência de vida na terra e nada acontece sem que ela esteja presente em todos os momentos, tanto para os animais quanto para os vegetais.

O Planeta Terra, como já é do conhecimento de todos, também poderia ser chamado de Planeta Água devido a sua composição em maior quantidade de água, porém 97% dessas águas encontram-se nos oceanos, restando apenas 3% de água potável, das quais 2.5% estão presas em calotas polares, com uma sobra de apenas 0.5% para consumo.

Com base na reflexão de pré-requisitos de conhecimentos apreendidos referente ao tema, os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho sob regência da professora Maria Virginia Prestes Koppen, ampliaram o aprendizado a respeito do uso consciente de água e preservação dos rios e suas nascentes.

Tendo como suporte gerador o livro 5 da coleção Agrinho, tecendo conexões: Ciências, Inovação e Ética, onde a ministração da aula deu-se por intermédio de leitura, debate e proposta para apresentação de atividades diversificadas representando utilidades da água, efeito estufa natural e efeito estufa resultante da poluição.

De conformidade com a temática, os conteúdos foram abordados de forma abrangente mostrando a presença do líquido insubstituível H2O, desde os micro-organismos até os seres mais relevantes, no preparo dos alimentos, nas plantações, nas fábricas, na higienização de objetos e higienização pessoal.

Lembrando-se também de que a água circula por todo o planeta no chamado Ciclo da Água e deve ser usada com sabedoria e respeito pela humanidade, da palavra sustentabilidade cujo significado é o uso consciente dos recursos naturais para que as pessoas do futuro não pereçam, do descarte inadequado de lixo e resíduos ocupando grandes espaços no meio ambiente, sem falar das sacolas plásticas, as quais voam por todo o planeta, invadindo até mesmo lagos, rios e oceanos; e devem ser substituídas por sacolas de palha que se desfazem rapidamente.

No que tange à questão da evolução e conexões entre as cidades, proporcionou facilidades aos moradores da atualidade, mas está relacionada a uma das causas da degradação do ecossistema devido a necessidade de mudanças dos costumes que já não são os mesmos de antigamente, devendo adequar-se à nova perspectiva ambientalista.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância dos caminhoneiros em nossas vidas

Pescaria da Leitura