Artigo sobre Nota Solidária do JM é tema gerador para a exploração de conteúdos matemáticos em Jaguariaíva

Texto da professora Janaina Sabião.

A prática de leitura desenvolvida com o JM incentiva a curiosidade dos alunos do 5ºF da professora Janaina Sabião da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho, que identificaram a disponibilidade de caixas em mercados de Jaguariaíva de Notas Solidárias e a partir dessa constatação surgiu o questionamento sobre a intencionalidade dessas caixas.

O debate sobre o artigo levantou a questão dos valores recebidos pelas entidades filantrópicas e o destino do dinheiro, deste modo a indagação se tornou um tema construtivo para se trabalhar conteúdos matemáticos em sala. “A partir da indagação das crianças foi possível trabalhar de maneira significativa com dados de tabelas e de gráficos, números de grandeza até os milhões e situações problemas”. Relata a professora.

Partido do artigo foi debatido o que poderia ser feito pelas instituições com o valor recebido, portanto além de ter sido um tema gerador “Ainda proporcionou a consciência sobre a importância de doar a nota fiscal da compra, que seria posteriormente jogada fora em casa, nas caixas de doações da nota presentes nos mercados”. Ressalta a professora da turma.

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