Jornal da Manhã abre discução sobre reutilização de exemplares do projeto

Texto da professora Janaina Sabião.

Após leitura do Jornal da Manhã em uma manchete que mostrava uma foto do aterro de Ponta Grossa, alunos do 5º F da Escola Júlio de Mesquita Filho, em Jaguariaíva, questionaram sobre o destino dos exemplares já recebidos pelo Projeto Vamos Ler, assim decidiram sob orientação da professora Janaina Sabião a fazer decoupage de caixas de papelão que guardam materiais pedagógicos da sala.

Os educandos ficaram impressionados ao ver uma foto do aterro de Ponta Grossa e questionaram a professora do que seria feito com os exemplares que já haviam sido recebidos pela turma para execussão do Projeto Vamos Ler. “Os alunos me questionaram se os exemplares iriam para o lixo e posteriormente iriam para o aterro do município e se perguntaram o que poderiam fazer para não jogá-los no lixo, uma das soluções levantadas foi fazer artesanato com os jornais, mas como não teríamos tempo hábil para reutilizar todos os exemplares até o final do projeto, ficou decidido fazer a decoupage de uma caixa que guardava os materias pedagógicos da sala e que ao final do projeto os exemplares seriam entregues a uma pessoa que reciclaria o jornal”. Relata a professora que achou muito interessante as crianças levantarem esse questionamento e se importarem com tal atitude de preservação do meio ambiente.

A proposta de encapar as caixas com papel rasgado e cola garantiu o envolvimento de todos os alunos, que adoraram realizar a atividade deixando as caixas belíssimas e ainda contribuíram para minimizar a degradação ambiental.

“A preocupação com o meio ambiente denota a criticidade dos nossos alunos que buscaram alternativas para reciclar os jornais, essa é uma atitude que buscamos desenvolver nas crianças, fico engrandecida de que eles tenha tido esse olhar sobre o projeto” afirma Janaina.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRIDA DA SÍLABA TÔNICA

Pescaria da Leitura