Reportagem feijão - Jornal da Manhã

Texto da professora Maria Virginia Prestes Koppen (5ºE).

Uma reportagem do Jornal da Manhã, lida, analisada e interpretada pelos alunos do 5 ano E da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho,que fala" Produtores perdem 50/por cento do feijão por causa da seca", levou-os a duas grandes reflexões.

A primeira, as consequências desse fenômeno natural, que serão a escassez do produto no mercado de consumo e consequentemente o aumento no preço da mercadoria, a ausência do alimento no cardápio das pessoas mais carentes e finalmente os agricultores endividados, sem um norte a seguir.

A segunda reflexão, seriam as possíveis soluções para resolver o problema, foi quando os pensamentos entrelaçaram-se em uma grande interrogação e aos poucos as respostas foram desencadeando-se: Oração pedindo a Deus que mande chuva na hora certa, o banco retirar os juros e reparcelar a dívida do agricultor, ajuda do governo aos produtores e campanha contra a poluição do ar.

Posteriormente, através de um texto informativo, obtiveram a compreensão de que o feijão é um dos alimentos mais antigos cultivados pela humanidade, desde o velho Egito a Grécia, para sustentar homens fortes que faziam frente às grandes batalhas.

A importância desse nutriente no Brasil, remonta os tempos da colônia e Império, embora já existisse antes mesmo da chegada dos portugueses e até hoje é o prato favorito da população brasileira.

Refletiram também, sobre os vários tipos existentes, proporcionando diversificadas preferências , tais como os feijões Branco, De Corda, Rosinha, Vermelho, Rajadinho, Carioquinha, Jalo, Preto, etc.

E que, além disso, trata-se de um composto formado por carboidratos , proteínas, complexo B, ácido fólico, magnésio, fósforo e ferro, indispensáveis durante a infância.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância dos caminhoneiros em nossas vidas

Pescaria da Leitura